terça-feira, 21 de maio de 2013

*Bateu a preguiça #1

Bateu a preguiça de ler o livro? Aqui vou dar umas dicas de filmes e series inspirados em livros.

  • JANE EYRE 
É um romance de Charlotte Brontë publicado no ano de 1847 - resenha aqui - Logo que terminei de ler fui atrás de algum filme associado ao livro. Encontrei três filmes e duas series.
Podem acreditar eu assisti TODOS. 



JANE EYRE (1944)

Filme estadunidense, no clássico preto e branco. Descobri que essa foi a sétima versão gravada de Jane Eyre, ou seja tem bem mais de três filmes. Conta com a participação dos atores Orson Welles (Edward Rochester) e Joan Fontaine (Jane Eyre). Nada contra filmes antigos, pelo contrário, aprecio muito. Entretanto esse passou longe de me prender. O roteiro foi bem adaptado para a época, mas com visão de mundo que temos hoje é fica difícil ter uma visão única. Você consegue ter uma ideia do que se trata a obra, mas faltou aprofundamento em alguns aspectos.


JANE EYRE (1983)

Mini-serie produzida pela rede britânica BBC (<3). Feita em 11 capítulos. Ainda em preto e branco. Temos Timothy Dalton, com sua excelente atuação, como Rochester e Zelah Clarke como Jane. Essa é a maior prova de como produções antigas podem ser superior as atuais. O roteiro foi muito bem produzido, fiquei totalmente satisfeita, e olha que costuma a reclamar de tudo que é filme adaptado. E a escolha do ator não podia ter sido melhor, ele entrou no personagem com a alma.
Além de ser muito parecido fisicamente, ele conseguiu transmitir totalmente a personalidade de Rochester. Teve uma cena em especial que na hora em que vi pensei "nossa daria qualquer coisa para estar presente nessa gravação". É irreal, adorei. Contudo nada é perfeito, Jane tem 18 anos no livro e a atriz que colocaram tinha 30 anos e foi algo que notei claramente. Mas acho que isso não vem atrapalhar a quem não tenha lido, diferente para quem já leu, que vai ver isso com certa estranheza.




JANE EYRE (1996)

Mais uma versão hollywoodiana do diretor Franco Zeffirelli. Com a atriz Charlotte Gainsbourg e o ator americano William Hurt. As gravações foram realizadas no Reino Unido, como dá meio para se notar pelas paisagens totalmente tipicas de lá. Ai o filme já nos dá mais familiaridade. As cores já aparecem e a qualidade de imagem é muito melhor. O que me fez assistir ao filme foi sem duvidas a atriz. Na realidade quando estava vendo esse filme, comecei a me perguntar pelo que procurava. Porque é algo raro, se não impossível, achar um filme que corresponda tão bem a um livro. E com esse com certeza eu não encontrei isso. Não precisa ser assistido, ainda fico com a versão britânica.


JANE EYRE (2006)

Mais uma mini-serie, dessa vez em apenas 4 capítulos. Pela linda da BBC (onde eu vou trabalhar /sonho/). Era melhor ter deixado como estava mesmo. Não gostei, primeiro essa atriz Ruth Wilson, não vi semelhança nenhuma, não só fisicamente, mas em todos os aspectos. Toby Stephens pode até ganhar um parabéns, mas só. Não gostei.


JANE EYRE (2011)

Não eu ainda não desisti hehehehe. Essa é mais uma obra britânica. A última versão de Jane Eyre. A atriz Mia Wasikowska, conhecida por interpretar a Alice em "Alice no país das Maravilhas". Sou meio suspeita para dizer algo, já que acho a atriz muito apática. A fotografia do filme é magnifica. A parte de produção técnica não pecou em nada, mas faltou uma melhor escolha para atores, que tirando a atriz Judi Dench, foi péssima.


Obviamente se você me perguntarem qual assistir responderia versão de 2011, qual teremos mais familiaridade , entretanto para mim a melhor versão, sem dúvidas, foi a britânica da BBC de 1983. Assisti pelo youtube, em inglês mesmo. Não tive problemas, mesmo sendo aquele inglês britânico "forçado" de década de 80. Procurei o DVD para compra e não encontrei em lugar nenhum =(



.
.
.
.
.
.












14 comentários:

Ingrid Callado disse...

Adorei essa sua ideia de mostrar séries e filmes inspirados em livros, parabéns!!

http://meumundoemletras-gyh.blogspot.com.br/

Dani Duque disse...

Nossa, Rafa!!! Você foi longe. No fundo do baú. Apesar de só curtir o preto e branco do Charles Chaplin. Achei muito interessante ir buscar as séries dos livros! Parabéns, viu. Xero

Rafaela Oliveira disse...

Obrigada Gy =)

Rafaela Oliveira disse...

Foi por conta de Chaplin que passei a gostar de filmes preto e branco *--*... Gosto de inovar as vezes kkkkk Muito Obrigada Dani =D

Unknown disse...

Olá Rafa, sou a Vivi, lá do Razão e Resenhas.
Obrigada pelo elogio ao meu blog e por seguir também. Estou retribuindo seguindo seu cantinho no GFC, twitter e Facebook.
Adorei as dicas de leitura, Jane Eyre é fantástico, amo*.*
Beijinhos, te espero sempre lá no RR, estarei sempre por aqui \o
Viviane.

Rafaela Oliveira disse...

Obrigada Vivi =)) Pode deixar que sempre passarei lá!!!
Também amo *--*

Beijos, venha sempre <3

Luana Melo disse...

Oi Rafa!
Acho muito legal ler e depois assistir o filme, ou vice versa!
Nunca li Jane Eyre e nem assisti... :O rsrs.
Valeu pela dica e pela visita linda lá no meu blog!
Beijão*

http:/luahmelo.blogspot.com

Leticia Golz disse...

Oiee linda, vi seu recadinho no meu cantinho do face..
Vim agradecer o carinho e já estou seguindo e curtindo de volta..

Beijos
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

Rafaela Oliveira disse...

Obrigada amor, venha sempre =))

Rafaela Oliveira disse...

Leia, é muito bom, mesmo!!!

Beijos

Rafaela Oliveira disse...

Oi Fran leia, você verá as adaptações com outros olhos kkkk =) Adoro os trabalhos da BBC!!! Não conhecia o ator do último filme =S

Taty disse...

Ainda não li o livro mas já vi o filme novo é meio paradinho mas até que é legal

bjos

Rafaela Oliveira disse...

KKKKKKKK Também achei isso =P

Quando você ler, vai ver o quanto erraram =S

Aline disse...

Jane Eyre é o um dos meus livros preferidos! Logo depois de ler, assisti as duas últimas adaptações que você indicou, sempre a procura da mais completa e fiel ao livro, agora quero ver a de 1983! Adorei a postagem!

Postar um comentário

Comente, de sugestões, critique (moderadamente).

Obrigada pela visita. Venha sempre